REPENSANDO O MARKETING DIGITAL

Cleiton

É imprescindível que a área de Marketing, de qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, planeje ações voltadas à diversidade e inclusão. 

Essa diversidade precisa estar presente nas campanhas, pois é a partir dela que se gera interação de diferentes culturas.

Afinal, no contexto social, o termo significa a convivência em um mesmo espaço de indivíduos que possuem etnia, religião, orientação sexual, cultura ou gênero diferentes dos outros. 

Assim, o desafio dos profissionais da área é pensar em estratégias que incluam todos esses grupos e como essa proposta agrega benefícios para o negócio, marca ou empresa. 

Quer entender melhor sobre o assunto e como colocar em prática a diversidade e inclusão nas suas propostas de Marketing Digital? Continue a leitura a seguir do artigo que preparamos para você.

A importância da diversidade e inclusão no Marketing 

O respeito à diversidade e a inclusão são temas bastante presentes em nosso cotidiano. Isso é possível perceber em campanhas publicitárias, em notícias ou em postagens nas mídias sociais que acompanhamos diariamente.

Por isso, essa pauta que leva a questão da representatividade é fundamental dentro da publicidade, pois ela, por si só, chama a atenção das pessoas, estimulando pensamentos e opiniões.

Além disso, faz com que os consumidores passem a se engajar em diferentes ações, como a compra de um produto ou a doação a alguma instituição, como uma ONG.

Veja mais alguns tópicos que envolvem a importância da diversidade e inclusão no Marketing offline e online:

  • A diversidade e a inclusão são fundamentais para retirar, de maneira gradativa, os estereótipos que foram criados e permanecem por anos;
  • Elas ajudam a sociedade a entender o fato de que ninguém é igual a ninguém; 
  • Por meio delas, diversos tipos de pessoas se sentem valorizadas e parte de algo, sendo uma forma de conexão com a marca;
  •  As pessoas também se sentem representadas nas campanhas.

Portanto, o público que está cada dia mais informado e exigente, tende a fazer negócio apenas com empresas que possuem os mesmo valores que os seus. 

Dessa forma, o respeito à diversidade no Marketing em geral, além de ser importante no contexto social, também é uma forma de inovar e manter a marca forte perante o consumidor.

 

Quais tipos de ações podem ser usadas para aumentar a diversidade e inclusão no Marketing? 

A primeira e melhor forma de abordar o tema é começando pela diversidade dentro do próprio grupo de Marketing da empresa. Afinal, ninguém melhor para falar sobre um assunto a determinado público do que uma pessoa que está inserida nesta realidade.

Portanto, dê voz e espaço para todos os integrantes da equipe. E sem esquecer, é claro, do seu público. 

O relacionamento com o cliente é um fator fundamental, pois ao obter o ponto de vista daqueles que compram e consomem seus produtos ou serviços, você pode ter uma ideia clara se está ou não indo na direção certa.

Lembrando que o relacionamento com o público deve ser sempre de modo humanizado, reconhecendo e respeitando as diferenças.

Além disso, é interessante realizar pesquisas de opinião, de etnografia, para identificar o que as pessoas de fato pensam. 

Falar com especialistas no assunto também é uma maneira de realizar essa inclusão. Para isso, você pode contratar uma consultoria que possui experiência com o Marketing inclusivo, como da agência digital Sparta Publicidade 

A agência Sparta Publicidade Marketing Digital está a mais de uma década  no mercado e possui profissionais focados em ajudar as empresas a construírem uma imagem de relevância na internet, atuando com criação de sites institucionais, lojas virtuais, marketing digital, Google Ads e mídias sociais.

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