O que é marketing digital, exemplos, quais os tipos e como trabalhar

Alex Luiz

E aí, você entende de verdade o que é Marketing Digital? Se você ainda não vê as oportunidades escondidas, acompanhe o conteúdo e nós vamos te mostrar como você pode aproveitar as oportunidades!

Muitas empresas conseguiram potencializar as vendas e aumentar o faturamento com ofertas de produtos e serviços online, usando um simples site ou página de vendas.

Portanto você já comprou algum produto online, sabe como isso facilita a vida do consumidor.

Aprenda eem precisar sair de casa, com um computador ou celular em mãos e uma conexão com a internet, o consumidor pode comprar praticamente tudo o que quiser com apenas um clique usasndo utilizando as mídicas sociais.

Do outro lado, se uma empresa sabe de verdade o que é marketing digital, consegue fazer com que seus produtos e serviços cheguem a esses consumidores que estão prontos para a compra.

Pra ter ideia do quão grandioso é o marketing digital no Brasil, só no primeiro semestre de 2021, os e-commerces no Brasil bateram recordes, atingindo cerca de 53,4 bilhões de vendas online – um crescimento expressivo de 31%, comparado ao ano anterior. Isso sem contar com os infoprodutores (produtores digitais) e seus lançamentos, muitas vezes, milionários.

Com essa facilidade que a internet traz para comprar e vender é o que faz o sucesso de tantas plataformas, como: Amazon, Mercado Livre, AliExpress e tantas outras.

Maior verdade é que a internet é uma mina de ouro que movimenta uma quantidade gigantesca de dinheiro todos os anos.

Se você também quer uma parte desse ouro para você se liga você, precisa descobrir a forma de explorar essas ‘jazidas’ como um minerador profissional – e a melhor maneira de usar todas as ferramentas, é descobrindo o que é Marketing Digital.

 O que é Marketing Digital?

Vamos fazer o seguinte… Imagina agora que você tem uma loja de roupas. As roupas são vendidas, na maior parte das vezes, para mulheres, entre 18 a 32 anos, jovens, com atitude e que curtem estilos mais descolados

As roupas têm um preço acessível, mas não são tão baratas. Por isso, o público precisa ter um poder aquisitivo maior.

Agora pense: como você poderia ofertar as suas roupas para essa pessoa em específico, com todas essas características tão únicas? Parece impossível, certo?

Está Errado! Uma das magias do Marketing Online é que você consegue usar estratégias de comunicação para falar com esse público ideal, com pessoas específicas (ou, pelo menos, a maior parte delas). Isso aumenta as chances de venda, já que você vai falar exatamente com quem tem potencial de comprar

A grande lógica do Marketing Digital não está em seguir a moda ou focar no ‘6 em 7’ (ganhar 6 dígitos de dinheiro em 7 dias), mas sim ter recorrência vendendo para o público com a oferta certa, na hora certa. É estar no mesmo lugar que seu público está e garantir que seu produto ou serviço será visto.

Por isso, falamos que o Marketing Digital é um conjunto de ações que as empresas usam para satisfazer as necessidades dos consumidores, gerar valor sobre o seu produto e se comunicar da forma mais convincente possível com o seu público.

Algumas das formas mais usadas para colocar em prática as estratégias de Marketing Online são:

  • Anúncios em redes sociais (tráfego pago);
  • Conteúdos de valor nas mídias sociais (tráfego orgânico);
  • Vídeos relevantes no YouTube;
  • Páginas de vendas, com copywriting para convencer o leitor a comprar;
  • Textos para blogs, com redatores freelancers que entendam de otimização e conteúdos de alto valor;
  • E-mail Marketing;
  • Lançamentos de Infoprodutos.

Claro que essas são as mais usadas, mas existem várias formas de fazer Marketing Digital.

As estratégias são as mais variadas possíveis e, quem souber o que é Marketing Digital usando os canais e ideias que falamos aqui, pode faturar muito com essa mina de ouro.

Por que o Marketing Digital é importante?

 marketing digital transformou a realidade de inúmeras empresas. Uma pesquisa recente apontou que 94% das empresas decidiram utilizar o Marketing Digital como estratégia para crescimento.

É inegável que a presença nas redes sociais aliadas a estratégias de marketing online têm o potencial de alavancar as vendas de um negócio.

Mas por que isso acontece? O que faz empresas de todo tipo de nicho aumentarem suas vendas usando as estratégias do Marketing Digital?

Listamos os 5 principais motivos que tornam o Marketing Digital tão importante para quem quer faturar ainda esse ano:

1. Maior autoridade e conhecimento da marca

Com a presença na internet, um negócio online torna-se bem mais conhecido pelo público do que aqueles que ainda não entraram para o Marketing Digital.

Ao gerar relacionamento com o público, através de blogs, anúncios, redes sociais, emails e vídeos no YouTube, um negócio online pode se tornar referência no mercado e, com isso, ganhar autoridade e fazer com que mais pessoas conheçam a marca.

Estabelecer um lugar na mente do seu cliente é importante, principalmente no meio digital. A verdade é que muitas pessoas estão pesquisando ‘o que é Marketing Digital’, porque sabem que é lucrativo e porque entendem que faz sentido para a sua carreira ou profissão.

Mas essas pessoas ainda não te conhecem, não sabem se seu produto/serviço realmente vale a pena. Por isso, a única maneira de quebrar a objeção do “como posso confiar em você?” é construindo uma autoridade.

Inclusive, mostrando que você cumpre o que promete e que realmente entende do que está falando, o caminho passa a ser o inverso: os consumidores começam a ir até você, com menor resistência às suas ofertas.

2. Comunicação segmentada para o público certo

As estratégias de marketing digital são todas baseadas em pesquisa de mercado, concorrentes e público.

A função destas pesquisas é não só entender como estão estruturados outros produtos similares do mercado (com o objetivo de melhorar seu produto ou sua oferta), mas também entender os concorrentes e descobrir qual é o público-alvo correto da sua campanha de vendas.

Além disso, é por meio desses tipos de pesquisas que você consegue melhorar seu próprio produto/serviço. Isso porque, nessas pesquisas, você consegue ver os pontos fortes e fracos da concorrência e ainda analisa o que o público realmente está buscando.

Com isso, você consegue ajustar seu produto/serviço para deixá-lo de acordo com o que a audiência realmente quer.

3. Construção de um público fiel

No ambiente digital, as empresas estão em constante comunicação com o seu público – e isso inclui os concorrentes.

Esse relacionamento entre marca e cliente, junto com uma comunicação única, estratégica e com bom tom de voz, faz com que os empreendedores conquistem um público fiel e uma audiência pronta para comprar novos produtos.

Um exemplo clássico de marca que criou uma audiência fiel é a Apple.

Graças à fidelidade do público, a empresa quebrou recordes vendendo cerca de 231 milhões de unidades de iPhones em um único lançamento.

Eles aplicaram o conceito de Marketing Digital e abandonaram o ‘ring dos preços’. O objetivo era simples: construir uma quantidade grande de pessoas fiéis à marca e ao produto para conseguir vender em maior quantidade, mesmo que por preços mais elevados.

Por isso que a Apple não briga por preço, porque eles não vendem telefones, vendem boas experiências para fidelizar o público.

4. Maior alcance de um público qualificado

As estratégias de marketing digital são as melhores maneiras de alcançar um público bem qualificado.

Anunciar no Google, por exemplo, pode ser uma ótima opção para quem quer atingir um público que já está interessado em determinado assunto ou produto/serviço.

Se o anunciante está vendendo um curso sobre Marketing Digital, muito provavelmente, os seus anúncios aparecerão para as pessoas que pesquisaram no Google da seguinte forma: “Curso de Marketing Digital”.

Outra forma de atingir um público qualificado é anunciar em redes sociais, como Facebook e Instagram. Se bem configuradas, as ferramentas de anúncios alcançam um público pronto para receber uma boa oferta.

5. Precisão na análise de métricas e resultados

No digital, existem ferramentas específicas para analisar as métricas. Isso facilita a vida do empresário na hora de ver quais foram os resultados de cada campanha de vendas.

Campanhas de e-mail marketing, por exemplo, permitem que você saiba quantas pessoas abriram ou não os seus e-mails e quantos cliques cada e-mail teve. Além disso, também é possível saber quantas pessoas compraram através destes e-mails.

No marketing digital, é possível rastrear até mesmo a quantidade de pessoas que acessaram seu site e até mesmo a localização delas.

As funções de monitoramento são as mais diversas possíveis e podem ajudar muito nas estratégias de marketing de um negócio online.

No caso de anúncios de redes sociais, por exemplo, conseguimos ver quantos cliques teve uma campanha, se foram homens ou mulheres, qual a idade, entre outras informações de público que te ajudam a vender mais.

Com o avanço do Marketing Digital, as empresas ganharam oportunidades de crescimento que, há mais ou menos 15 anos atrás, poucas pessoas imaginariam. E essa precisão de análise de resultados é um dos motivos.

2.  Copywriting

Copywriting é uma técnica de escrita persuasiva que tem como objetivo vender produtos ou serviços – sejam eles físicos ou digitais. Os copywriters são profissionais que trabalham escrevendo anúncios, cartas de vendas, e-mails de conversão, páginas de captura com o objetivo de vender um determinado produto, roteiros de vídeos de vendas, entre outros.

As chamadas copies são escritas a partir de um método. Este método envolve a criação de personas, pesquisa de mercado, promessa, emoções centrais entre outras técnicas.

Dica extra: se você tem facilidade em expor as suas ideias através da escrita, o copywriting pode ser uma ótima oportunidade de ganhar dinheiro.

A diferença de um redator freelancer para um copywriter está na estratégia, basicamente. Um redator trabalha com foco em conteúdos educativos e de relacionamento entre o público e a marca.

Já um copywriter trabalha com peças que geram urgência no público, para que ele queira comprar na hora.

O formato, linguagem, técnica e pesquisa são diferentes. Por este motivo, um copywriter costuma cobrar bem mais caro por copy do que um redator em um texto (mesmo que tenha a mesma quantidade de palavras).

4 – Gestão de tráfego

O local de compra e venda mais visitado no mundo é a internet. Pense na internet como uma rua, com casas, comércios, escritórios e por aí vai…

As pessoas trafegam nesta “rua” por diversos motivos: umas para comprar produtos, outras apenas para observar vitrines, e outras estão apenas passeando por ali.

O gestor de tráfego é justamente o profissional que gerencia as ferramentas de anúncios, como Google Ads ou Facebook Ads, direcionando anúncios de uma empresa para as pessoas que estão no momento certo.

Ou seja, para as pessoas que estão prontas para comprar ou conhecer um novo site, conteúdo, produto ou serviço.

Além da criação de campanhas de anúncios dentro da plataforma do Facebook ou Google, por exemplo, o gestor de tráfego também precisa analisar e otimizar os anúncios publicados.

4. Social Media

Que as mídias sociais representam um dos melhores e mais rápidos meios de ter presença na internet e gerar relacionamento com o público, você já sabe.

No entanto, as redes sociais das empresas precisam do gerenciamento de um profissional pago por elas. Esse profissional é o chamado Social Media (ou Gestor de Mídias Sociais).

O Social Media é o profissional de marketing que não só publica conteúdo nas redes sociais de determinada empresa, mas faz o planejamento deste conteúdo, a pesquisa os concorrentes, a linha editorial, as imagens e os textos das postagens.

O trabalho do Social Media envolve gerar relacionamento com o público através de um conteúdo chamativo e interessante, podendo ser uma ótima forma de ganhar autoridade no ambiente digital.

5. Estrategista digital

Toda campanha de marketing precisa de uma estratégia para ser executada. Essa é a parte mais importante de toda a campanha.

É por meio da estratégia que o projeto ganha um plano de ação que guiará o trabalho de todos os profissionais envolvidos na campanha de vendas.

O estrategista tem várias funções em uma campanha de marketing, como, por exemplo: solucionar possíveis problemas que aparecerem no meio da execução da campanha (como custo muito caro do clique, público-alvo incorreto, copy errada etc.), alinhar expectativas junto ao cliente e antecipar as tendências do mercado.

Antes de qualquer campanha de vendas rodar, é preciso ter um estrategista por trás, que tenha montado como cada coisa vai funcionar e qual a melhor maneira de alcançar o resultado desejado.

Na maioria das vezes, o estrategista digital trabalha com lançamentos de produtos digitais ou outros tipos de campanhas de vendas.

Mas toda boa campanha de Marketing Digital tem um direcionamento e a pessoa que faz isso é o estrategista.

6. Infoprodutor

Todo mundo tem um conhecimento específico que pode ensinar para outras pessoas. E, com a internet, passar esse conhecimento fica muito mais fácil.

Na prática, é isso que um infoprodutor faz: ele passa o seu conhecimento específico para outras pessoas (e o melhor: ele cobra por isso).

Esse conhecimento pode ser sobre vários temas: culinária, produtividade, estudo, maternidade… a quantidade de temas disponíveis para ensinar é gigantesca.

Se você é especialista em algum assunto e alguém te procura para pedir conselhos, soluções, treinamentos, consultorias, etc., você pode ganhar dinheiro com o seu conhecimento se tornando um produtor digital (infoprodutor), que também é chamado de “expert”.

Existem várias maneiras que o infoprodutor pode utilizar para passar esse conhecimento. Os exemplos mais comuns são: cursos online, ebooks, treinamentos, mentorias, entre várias outras opções.

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