Tendências de Marketing Digital para 2023

Alex Luiz

Depois de dois anos complicados e dolorosos por causa da pandemia de Covid-19, podemos dizer que 2022 ficou marcado pela volta à normalidade. Embora incertezas políticas e econômicas ainda tenham influenciado os negócios, no final teve até Copa do Mundo para encerrar com festa. É hora então de olhar para frente, e é isso que faremos neste post de tendências de Marketing Digital para 2023.

Apontar o que vem pela frente não é tarefa das mais simples, pois vivemos em uma época em que as coisas mudam muito rápido. Para tentar montar um conteúdo relevante e que pode ser útil para nossos leitores, vamos juntar aqui estratégias, ações e ideias nas quais o time de Marketing da RD Station está de olho para implementar – ou reforçar – no ano que vem e nos próximos.

E vale lembrar que tendências não precisam ser coisas muito mirabolantes ou necessariamente revolucionárias. Procuramos não focar muito em conceitos como o metaverso ou NFTs, pois ainda são um pouco distantes do dia a dia das pequenas e médias empresas. Isso não quer dizer que não vale a pena se inteirar desses assuntos, porque eventualmente eles vão engrenar de vez.

 A maior tendência para 2023 é o Conversational Marketing

E temos números para reforçar essa percepção, é claro! O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado no país, com 120 milhões de usuários. Uma pesquisa interna com cerca de 40 mil destacou os seguintes resultados, comparando 2021 e 2022:

  • Aumento de 43% do número de contas utilizando o Botão do WhatsApp
  • Crescimento de 90% de contas utilizando a extensão de WhatsApp para CRM;
  • Conversões usando as ferramentas de WhatsApp cresceram quase 70%;
  • Fechamentos de vendas com as funcionalidades aumentaram 40%.

Os brasileiros se acostumaram a agendar consultas, tirar dúvidas sobre produtos e serviços e a fazer compras com poucos cliques pelo WhatsApp. Se isso facilita muito a vida do consumidor, pode complicar a da empresa caso ela não esteja preparada. A criação de chatbots e automações de atendimento é a solução ideal para esse cenário.

É bom dizer que a ideia não é deixar sua estratégia de Marketing dependente do WhatsApp. Ele se insere em uma jornada multicanal, em que vários pontos de contato proporcionam diferentes experiências e conduzem Leads em momentos diversos até a compra. 

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