Marketing Digital para iniciantes: saiba tudo sobre!

Alex Luiz

Que o Marketing Digital e a Internet fazem cada vez mais parte da vida das pessoas, eu aposto que você já sabe. Mas e que os brasileiros passam mais de 10 horas por dia online — e o Brasil ocupa o terceiro lugar do mundo em tempo diário na Internet —, você já sabia?

Hoje a Internet faz cada vez mais parte da vida das pessoas, eu aposto que você já sabe. Mas e que os brasileiros passam mais de 10 horas por dia online — e o Brasil ocupa o terceiro lugar do mundo em tempo diário na Internet —, você já sabia?

Não dá para negar que, desse jeito, pensar em estratégias de Marketing Digital para um negócio é fundamental, já que se trata de umas das melhores formas de impactar e se relacionar com os consumidores que passam tanto tempo online.

Mas se você ainda é iniciante na área e tem dúvidas sobre como começar a aplicar na sua empresa, basta continuar aqui comigo, que eu vou te ajudar com diversas dicas de Marketing Digital para iniciantes!

O que é Marketing Digital?

Com a popularização e o crescimento da Internet, é claro que não só as pessoas, como mais empresas estão presentes nela, investindo em criar uma presença digital.

Afinal, já que a forma de consumir muda a todo momento, é natural que a forma de se fazer marketing também! E o Marketing Digital, em poucas palavras, é justamente isso: um conjunto de ações para divulgação de algum produto ou serviço por meio da Internet.

Agora, se você quer entender mais sobre esse conceito e saber o que fazer para aplicar o Marketing Digital na sua empresa, confira as dicas que preparei:

Dicas de Marketing Digital para iniciantes

Aposte em Marketing de Conteúdo

A primeira dica de Marketing Digital para iniciantes que tenho para dar a você é apostar no Marketing de Conteúdo — a produção de conteúdo e a distribuição dele em diferentes formatos e canais.

Essa é uma maneira muito valiosa de fazer com que a sua empresa seja encontrada na Internet se tornando relevante para as pessoas e, assim, aumentar a confiança delas no seu negócio antes de fechar uma venda.

Além disso, o Marketing de Conteúdo é uma ótima forma de construir um relacionamento com os seus clientes mesmo depois da primeira venda, aumentando também as chances de voltarem a fechar novos negócios com você!

Seja encontrado por potenciais clientes no Google com SEO

Outra dica importante para aplicar Marketing Digital, e que ajuda no Marketing de Conteúdo, é o SEO — sigla que significa Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca.

SEO é um conjunto de técnicas aplicadas no seu site, blog e conteúdo para fazer com que se posicione bem nesses mecanismos de busca, como o Google — e de forma totalmente orgânica (sem ter que pagar por anúncios para ser encontrado!).

Veja o exemplo de um dos nossos clientes, Famiglia Valduga, que está na primeira posição dos resultados de busca do Google para diversas palavras-chave relacionadas à área de atuação da empresa:

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Aliás, todos os detalhes dessa estratégia você pode conferir aqui:

Dica: Como um império de conteúdo aumentou 1783% as vendas

Invista em Mídia Paga para potencializar seu alcance

Enquanto o SEO ajuda a ser encontrado de forma orgânica, a mídia paga pode complementar a sua estratégia, potencializando o alcance da sua empresa.

A mídia paga é basicamente quando você investe dinheiro em plataformas de anúncios, como o Google Ads e o Facebook Ads, para que elas mostrem a sua marca para as pessoas no lugar certo, na hora certa, atingindo diretamente o seu público-alvo!

Assim, é possível aumentar a visibilidade, o engajamento e as vendas de maneira bastante rápida. Por isso, é importante que no seu orçamento, mais cedo ou mais tarde, tenha uma quantia separada para mídia paga.

Crie uma estratégia de Inbound Marketing

Nessa estratégia, você oferece conteúdos de valor, desperta o interesse — dos visitantes do seu blog ou, por exemplo, dos seus seguidores nas redes sociais — por um material mais aprofundado e, então, solicita algumas informações de contato, como nome e e-mail, para a entrega desse material.

O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, utiliza de técnicas como Marketing de Conteúdo e SEO para, de fato, atrair potenciais clientes.

Inclusive, se você nunca ouvir falar, é assim que funciona a geração de leads! O próprio lead fornece os seus dados e permite que a empresa se relacione diretamente com ele — uma oportunidade para construir ainda mais confiança, credibilidade e chances de vendas!

Use as Redes Sociais e fortaleça o relacionamento

Como você já pôde perceber, as redes sociais também são espaços fundamentais para aumentar a visibilidade da sua marca e se relacionar com potenciais clientes.

Mas não só isso: nelas, é possível se manter relevante e ainda mais presente na vida de quem já é cliente da sua empresa, melhorando o relacionamento após a venda!

Não deixe de aproveitar esse nosso material para escolher a rede social ideal para a sua empresa e entender que tipo de conteúdo performa melhor em cada uma delas:

E como o Marketing Digital é uma estratégia muito dinâmica e que sofre alterações constantes, é preciso se atualizar e estudar sempre! Pensando nisso, já separei outros três materiais para você, que está começando no Marketing Digital:

3 ebooks em PDF sobre Marketing Digital para iniciantes

  • Guia prático: como escolher as melhores Estratégias de Marketing para sua empresa;
  • Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair e engajar a sua audiência;
  • O Manual definitivo do Inbound Marketing.

Além desses e dos mais de 60 materiais da nossa Biblioteca Gratuita sobre Marketing, Vendas e Retenção, eu também te indico:

Curso gratuito de Marketing Digital para iniciantes

No curso de Marketing Digital básico da Orgânica, você terá acesso a 12 videoaulas sobre as principais ferramentas, como gerar tráfego e muitos mais!

Após estudar sobre Marketing Digital, a última (e talvez a mais valiosa) dica que tenho para dar a você é:

Coloque a teoria em prática!

Elabore um plano de Marketing Digital para a aplicação na sua empresa e, depois, não deixe de realizar testes para analisar os primeiros resultados e entender o que precisa ser melhorado.

É assim que você chegará aos resultados que sua empresa não apenas deseja, mas que com certeza merece!

E, para o primeiro passo, nós também temos um material gratuito! Aproveite:

Mas, se o que você estiver precisando mesmo é da ajuda de uma agência de Marketing Digital especializada, solicite um contato da Agência Sparta Publicidade e Marketing Digital!

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