Ações do marketing digital em 2023 precisarão acompanhar as exigências de pessoas muito bem informadas e curiosas pelos que novas tecnologias podem oferecer.
Todos os anos há uma renovação, grande ou pequena, na forma de fechar novos negócios, muitas vezes impulsionadas por inovações, situações inesperadas (alô, pandemia!) ou pela mudança de mentalidade do público consumidor. Em todos esses momentos, o marketing segue tentando se antecipar e construir sua estrada enquanto caminha.
Esses insights não surgem do nada, mas nascem do trabalho de profissionais sérios que observam os movimentos mercadológicos de perto e apontam tendências que, em maior ou menor escala, se concretizam.
Mesmo quando a empresa não consegue absorver totalmente uma novidade do mercado, é preciso fazer alguma adaptação no marketing para continuar no jogo e manter o interesse do público.
A Locaweb veio acompanhando de perto esses movimentos e elencou 7 grandes tendências para o marketing digital em 2023. Conheça nossas apostas, agora:
1) Creator Economy
A Economia Criativa movimenta um mercado com mais de 50 milhões de criadores de conteúdo, entre micro e grandes influencers, que conseguem obter monetização por meio de ações de divulgação ao mesmo tempo em que marcas atingem públicos antes não alcançados facilmente.
Os criadores que fazem parte dessa economia podem ser altamente profissionalizados – ou, quando no início, estão só buscando uma renda complementar. Na outra ponta existem as pessoas que se relacionam com esses produtores de conteúdo, que engajam, se tornam leads ou consumidores.
Essa economia vai além do espaço para as marcas e influencers ganharem dinheiro, movimentando uma série de trabalhos importantes para as agências de marketing digital, como roteirização, edição de vídeo, monitoramento e gerenciamento de audiência, entre outras produções.
Em 2022, a Creator Economy movimentou US$ 15 bilhões, segundo a Business Insider. No ano que vem, ela promete desenvolver conteúdos capazes de despertar relacionamentos ainda mais íntimos com as pessoas, fortalecendo o sentimento de comunidade. E isso é gancho para nossa próxima tendência.
2) Community Commerce
Se antes as marcas estavam de olho apenas na quantidade de seguidores que cada influencer possuía, em 2023 elas vão prestar ainda mais atenção na qualidade da comunidade.
É comum influencers do tipo “gente como a gente “conseguirem engajar uma quantidade muito grande de pessoas e vender produtos, exatamente por terem uma audiência que se enxerga em suas rotinas, hábitos, memes e motivações. Esses profissionais acionam o mecanismo da reciprocidade nos seguidores, pois oferecem um conteúdo importante e relevante para sua comunidade.
Em 2023, as empresas de marketing digital vão focar em divulgar seus produtos olhando mais especificamente para influenciadores segmentados com comunidades participativas.
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3) Universos cibernéticos
Muito se falou em Metaverso, mas sem os universos imersivos e interoperáveis não tem como ele existir. Assim, o primeiro passo é projetar espaços cibernéticos que ofereçam ótimas experiências com a marca e com os seus produtos.
O Metaverso deverá ajudar a fortalecer o relacionamento e aumentar o potencial de venda, tanto pelo caráter de entretenimento quanto pela facilidade em acessar tudo o que a marca poderia oferecer em seu universo virtual. Mesmo não sendo ainda uma possibilidade real para marcas menores, o avanço das tecnologias tende a baratear e facilitar a produção desses recursos, chegando já testadas e otimizadas para serem trabalhadas como ferramenta de marketing digital. O ano de 2023 promete ser um tempo para amadurecer essa ferramenta e ampliar seu uso pelas marcas.
4) NFT – Non-fungible token
Antes de tudo, vamos diferenciar o que é um bem fungível e um bem não-fungível. O primeiro é algo que pode ser replicado e substituível facilmente. Já o segundo é uma peça exclusiva, não replicável e insubstituível.
O NFT é um código eletrônico (um token) que atesta a legitimidade de um bem digital, permite a rastreabilidade dele e a transparência de toda a transação para adquiri-lo. Pode ser o arquivo original do primeiro tweet, um item digital de colecionador, até uma casa em algum universo virtual. O NFT, por meio da tecnologia blockchain, torna impossível a falsificação desses itens
Produtos com código NFT vão garantir a originalidade de canções, nome de domínio, artes digitais, livros, vestuário digital, ingressos para eventos virtuais entre outras aplicações. A tendência é que em 2023 aumente a quantidade de bens digitais com NFT e ele sejam parte de diversas ações de marcas para fidelizar e premiar seus melhores clientes.
5) Marketing Data-Driven
O marketing baseado em dados ganha ainda mais força em 2023. A coleta ordenada e consentida do público proporcionará a criação de estratégias de marketing mais eficientes. Tudo isso porque o perfil do comportamento do consumidor poderá ser mapeado de maneira mais objetiva e precisa, da mesma forma que será mais fácil enxergar as tendências de consumo para os próximos ciclos de vendas.
Os melhores insights são obtidos após análises profundas e relacionais – então, para além da coleta de dados, os departamentos de marketing precisarão de pessoas qualificadas e experientes para fazer essas interpretações.
6) Web Semântica
Tida como uma das principais características da Web 3.0, a interpretação de dados feita automaticamente pelos sistemas promete revolucionar o marketing digital. A promessa é que a web semântica conseguirá “ler” e antecipar as necessidades e soluções para problemas dos usuários, se tornando uma grande aliada do marketing digital. Isso porque as máquinas conseguirão distribuir conteúdos cada vez mais precisos e a publicidade entenderá como abordar digitalmente cada cliente pelo seu comportamento virtual. A aposta é que os sistemas operacionais para tornar isso possível serão simples e ocuparão pouco espaço de armazenamento.
7) Vídeos e Podcasts
Esses são dois suportes que já conquistaram seu lugar no marketing digital, mas ganharão ainda mais força em 2023 junto ao público. Por serem dinâmicos, flexíveis e democráticos, proporcionam uma liberdade muito grande para trabalhar de maneira criativa, em múltiplas plataformas, podendo atingir diversos públicos. São ferramentas muito importantes para fortalecer a comunidade e gerar conhecimento de marca.
Nem todas essas tendências estarão ao alcance das empresas, mas é necessário que o marketing digital esteja com atenção plena às tendências, pois com a tecnologia facilitando os acessos, logo elas podem se tornar uma realidade. O importante é que quando elas se consolidem, a área já esteja preparada.